Quem sou

Minha foto
São Paulo, Brazil
Meu nome é Juliana Procopio Christe. Sou professora de História e espero utilizar esse espaço como mais uma ferramenta de aprendizagem.

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Ferramentas Web 2.0 na Sala de Aula

Twitter “é um micro blog que tem atualizações instantâneas. Você cria uma página pessoal e nela são postadas suas mensagens (curtas de até 140 caracteres) e também das pessoas que você está ‘seguindo’. Funciona assim: cada vez que você adiciona um amigo você começa a receber as mensagens deles. Quando você envia uma mensagem, todo mundo que te segue recebe a sua mensagem”.

Pedagogicamente o Twitter pode ser usado para a elaboração de uma pesquisa interativa. O professor escreve uma questão a qual os alunos deverão pesquisar para responder. Cada aluno irá postar suas respostas e interagir na resposta do colega confirmando agregando ou questionando a postagem.

Outra possibilidade é a elaboração de micro-textos onde os alunos poderão terminar uma história iniciada pelo professor utilizando para isso o espaço destinado a uma mensagem. As mensagens poderão receber a interferência dos demais participantes do grupo.

Outro espaço interessante é o Facebook. “Neste espaço os usuários criam uma página de perfil pessoal e adicionam amigos com quem convivem, trabalham, etc. A diferença está no fato de poderem controlar sua privacidade, ou seja, você decide o que os outros podem ver na sua página. Mensagens, fotos, vídeos podem ser compartilhados, além da participação em comunidades e jogos, que pontuam e possibilitam a compra de alguns privilégios para aumentar ainda mais a interação com a rede de amigos”.

O professor pode postar um vídeo, uma reportagem, uma nota ou um comentário (questão geradora) onde os alunos deverão curtir as postagens e argumentar além de interagir com os colegas.

O Movie Maker é um aplicativo do pacote Windows que edita e monta vídeos. Ele pode ser usado para a criação de vídeos sobre assuntos escolhidos previamente pelo grupo e o professor. Pode-se estabelecer um tempo mínimo e máximo e sua montagem pode ser com imagens, vídeos, musicas e gravação de voz o que estabelece uma necessidade do uso de outras ferramentas como, para o áudio o uso do Audacity, câmera fotográfica, internet.

*Citações retiradas do material especial para o Professor Redes Sociais: o aprendizado 24 horas na WEB, MICROSOFT, Educação.

Atividade para tarefa 1, curso Uso do blog como recurso didático 2011 - Turma 3 no Portal Educarede.

Nenhum comentário:

Postar um comentário